No rescaldo do 1º Encontro CTFF, e para relaxar um pouco, surgiu a ideia de activar uma referência no domingo de tarde não muito longe de casa. O tempo estava bom, sol e céu azul com boa temperatura o que nos fez pensar na Mata dos Medos, um pinhal agradável da margem sul. Ao consultar o mapa para verificar a zona saltou à vista uma área verde relativamente nova, que acabou por se revelar uma boa surpresa.
A meio caminho entre Fernão Ferro e a Fonte da Telha um ícone com a legenda “Parque Metropolitano da Biodiversidade” chamou a atenção. Após um pouco de investigação percebi que ficava dentro da referência CTFF-0155 e parecia ser uma zona de fácil acesso dentro desta.
A ideia de activação vespertina rapidamente se transformou em piquenique e activação, e em boa hora assim se encaminhou. Apesar das bandas não se apresentarem excelentes, o resultado foi uma dupla activação para mim e para a CT7ARW, com um total de 110 QSOs entre SSB e CW.
O Parque
O acesso é muito simples, com estacionamento fácil em 38.578101, -9.146201 bastando depois caminhar umas poucas centenas de metros pelo pinhal para chegar à Casa da Biodiversidade com o seu pequeno lago artificial muitíssimo bem arranjado. Um pouco mais à frente existe um Parque de Merendas que escolhemos para estabelecer a nossa base temporária.

Existem uns poucos de trilhos que merecem ser descobertos, e que ao fim da tarde proporcionaram um agradável passeio muito recomendável. A Câmara Municipal do Seixal tem mais informações sobre o parque no seu web site, junto com um estranho mapa que tem o Norte a apontar para a esquerda.

Todo o parque tem painéis informativos em diversos locais que chamam a atenção para aspectos do habitat, da fauna e da flora, sendo o ponto central a existência de um charco mediterrânico temporário, que sendo verão estava naturalmente seco.
Ainda de referir que o telhado da Casa da Biodiversidade é um auditório, uma utilização invulgar mas bastante inteligente da cobertura, e num dia menos movimentado uma forma simples de ganhar alguns metros para um suporte de antena.

Activação

O primeiro contacto foi registado às 13h57UT e o último às 16h42UT, quase 3 horas de operação entre ambos, principalmente na bandas dos 20m, contando ainda com um único contacto com o Manuel EA2DT nos 40m, e mais uns poucos nos 15m. Tivemos ainda outros contactos habituais e apesar das bandas não se apresentarem boas, com forte QSB observado, conseguimos QSOs desde os Estados Unidos até à Ucrânia, e desde Israel à Finlândia. Destaque para 9H que não é frequente aparecer, mas que hoje chegou com bons sinais.
Como de costume, spotting no cluster do WWFF e um post no grupo de Facebook ajudou bastante para lançar o movimento.

Em termos de modos, tivemos 23 QSOs em CW, e 87 em SSB. No total conseguimos 4 QSOs park2park, entre França, Inglaterra e Eslováquia.
Local e Equipamento
O parque de merendas presta-se bem a montar antenas, uma vez que os pinheiros estão limpos até uma boa altura, e tem várias mesas disponíveis para montar equipamento. O espaço livre até é suficiente para montar duas antenas, desde que se use filtragem adequada claro.

Todos os QSOs foram feitos com o mesmo equipamento, um rádio + amplificador que proporcionam aproximadamente 50W, ligados a uma antena EFHW com ~21m de fio, montado em L invertido com o apex a pouco menos de 9m de altura. O Unun estava a cerca de 2m do chão, aproximadamente o mesmo afastamento do fim da antena, presa a um pinheiro.

Conclusão
Este é um óptimo local para activar esta referência e de certeza que iremos voltar, se não pelo rádio apenas para aproveitar o espaço durante outras estações do ano.